Falsos Gurus Imitam Srila Prabhupada


IRM

De Volta a Prabhupada (Back to Prabhupada BTP),
Edição 4, Verão de 2004


"No entanto, não se deve imitar o comportamento de um devoto avançado ou mahabhagavata sem estar auto-realizado, pois, ao imitar, alguém eventualmente se degradará."

(Néctar da Instrução, 5, Comentário)

Ainda Existe o chamado Acharya de determinadas zonas ou regiões na ISKCON ou "Zonal Acharya" mantendo o termo original de dificil equivalente em portugês

A primeira parte do embuste do Guru, na qual os 11 ritviks (secretários) nomeados por Srila Prabhupada sequestraram o ISKCON imediatamente após sua partida física e se declararam seus sucessores como Gurus, foi caracterizada por uma grande adoração em imitação direta de Srila Prabhupada. Isso envolvia os falsos Gurus recebendo adoração opulenta enquanto estavam sentados em grandes tronos ornamentados conhecidos como vyasasanas, reivindicando falsos títulos de reverência e adquirindo grandes quantias de riqueza e discípulos. Claro, todas essas instalações foram destinadas apenas para o serviço direto do verdadeiro e genuíno Guru - Srila Prabhupada - o representante capacitado real do Senhor Krishna.

Essa falsa imitação de Srila Prabhupada era conhecida como o sistema 'Zonal Acharya', uma vez que os recém-criados 'Acharyas' (Gurus) haviam dividido o mundo entre eles em 11 'zonas' geográficas separadas, com cada Guru sendo o mestre de sua zona específica. A natureza descaradamente não autorizada desse sistema levou à sua aparente desmontagem em 1986 (e infelizmente foi substituída por outro embuste não autorizado, o embuste do 'Guru por voto'). A manifestação mais visível do sistema "Zonal Acharya" foi a adoração concedida aos falsos Gurus, que estava no mesmo nível daquela que era oferecida a Srila Prabhupada e Senhor Krishna. Abaixo, vemos que um dos 11 sequestradores originais do Guru, HH Hridayananda dasa Goswami, ainda hoje é adorado nesse estilo grandioso:

"Então, os devotos italianos fizeram uma serenata na porta de Acaryadeva para procurá-lo e levá-lo ao Templo, era semelhante ao príncipe indo para seu palácio, [...] os devotos cantaram Gurudev e depois jaya Acaryadev e finalmente só  problamavam "Acaryadeva, Acaryadeva, Acaryadeva, Acaryadeva", foi completamente emocionante. Depois, ele se sentou em um vyasasana lindo e encantador e os discípulos mais antigos começaram a lhe dar seus presentes, todos foram muito amigáveis e pessoais, pareciam confissões de amor de amantes..... é verdade! [...] Ele se sentou em seu trono, o Templo estava cheio de devotos, cantando o Sri Guru Astaka e enquanto alguns devotos o lavavam os pés de lótus, o abrigo da humanidade!!!!!!!! Então bebemos a água e comemos as pétalas e tudo !!!!!!! !!!!!!!! ...."
('Srila Acaryadeva VyasaPuja, parte 2', 7/11/2003)

Nesta adoração exagerada, vemos Hridayananda Dasa Goswami sendo adorado como um "príncipe" em seu "trono do palácio" e permitindo que ele fosse glorificado como "Acaryadeva".


HH Indradyumna Swami: mais um dos muitos imitadores de Srila Prabhupada

Concorrendo com os Livros de Srila Prabhupada

Outra manifestação da imitação de Srila Prabhupada é tentar superar o legado literário de Srila Prabhupada publicando livros sobre os passatempos de Krishna. Aqui está uma mensagem do servo de HH Sivarama Swami que mostra o quão desesperado Maharaja está para vender cópias de seu próprio "Livro de Krishna":

"Guru maharaja sugeriu que eu busque sua ajuda para mobilizar alguns pandavas para ajudar a vender as últimas cópias restantes de Na Paraye 'Ham. Eu acho que, no total, há 1000 cópias."
(30/5/2003, 18:20:36 +0100)

O livro de Sivarama Swami, Na Paraye Ham, é na verdade uma obra de ficção, o que ele admite abertamente no livro:

"A primeira licença poética, portanto, foi induzir os personagens fictícios Syamalata e Navasakhi. Como consequência dessa decisão, esses personagens literários interagem com pessoas históricas reais, como Radha e Krsna."
(Sivarama Swami, Na Paraye'ham, p.19)

"Isenção de Responsabilidade (Disclaimer): "Uma nota final. Devo reiterar que Syamalata, sua história e sua interação com Sri Radha e outros residentes de Vraja são um artifício literário."
(Sivarama Swami, Na Paraye'ham, p.29)

No entanto, sabemos que Srila Prabhupada condenou repetidamente a ideia de impor a imaginação sobre os passatempos sagrados, puros e transcendentais do Supremo Senhor Krishna e Seus associados confidenciais eternos. Aqui estão apenas dois exemplos:

"Aquele que segue suas imaginações sobre a Personalidade Suprema é condenado."
(Srimad Bhagavatam, 10.3.32, comentário)

"As características maravilhosas das gopis estão além da imaginação."
(Sri Caitanya caritamrta, Adi Lila, 3.111, comentário, ênfase adicionada)

Sivarama Swami também afirma que seu trabalho de ficção é mais legível do que os livros de Srila Prabhupada!

"A linha de história destina-se a gerar uma literatura mais legível. Devotos, especialmente nos tempos modernos, têm menos inclinação para ler filosofia direta do que uma história atraente que ilustra pontos de filosofia. Se, ao ler esta última, eles se tornam versados nos princípios do Krsna tattva, certamente nosso propósito em espalhar a Consciência de Krsna é servido."
(Sivarama Swami, Na paraye'ham, p.20)

Mas o que o Magnum Opus (Obra máxima) de Srila Prabhupada, o Srimad Bhagavatam em vários volumes, contém, senão as histórias mais altamente atraentes sobre Krishna, Suas encarnações e Seus associados confidenciais, todas as quais são narrativas históricas, não ficção, e todas as quais estão repletas de filosofia também? Por que Srila Prabhupada publicou especificamente seu maravilhoso livro, "Krishna: A Suprema Personalidade de Deus", senão para afastar o homem comum da ficção e atraí-lo para os passatempos de Lord Krishna, que são todos cheios de filosofia?:

"Este livro "Krsna" é outra apresentação para ajudar o movimento de Consciência de Krsna no mundo ocidental. [...] As pessoas adoram ler vários tipos de ficção para gastar seu tempo e energia. Agora essa tendência pode ser direcionada para Krsna. [...] Portanto, pedimos a todos que aproveitem esta grande literatura transcendental. Ao ler uma página após outra, um imenso tesouro de conhecimento em arte, ciência, literatura, filosofia e religião será revelado e, finalmente, lendo este único livro, Krsna, o amor à deidade frutificará."
(Krishna: A Suprema Personalidade de Deus, Prefácio, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

Qual a necessidade de qualquer outra coisa?

SRILA PRABHUPADA É O VERDADEIRO GURU - NÃO ACEITE SUBSTITUTOS.


Retorne à Página Inicial da IRM

 

Por favor, cante: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna, Krishna, Hare, Hare,
Hare Rama, Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare.
E seja Feliz!