Hridayananda Das Goswami ataca a posição de Srila Prabhupada como Acharya da ISKCON


IRM

De Volta a Prabhupada (Back to Prabhupada BTP),
Edição 22, Inverno de 2008/9

Num ataque sem precedentes à posição de Srila Prabhupada como Acharya da ISKCON, seu discípulo e principal guru da ISKCON e membro do GBC (Conselho Governante da ISKCON), Sua Santidade Hridayananda Das Goswami (“HD”), apresentou a teoria de que Srila Prabhupada só fala a verdade absoluta algumas vezes, enquanto em outras ocasiões agora precisamos da perspicácia aprendida de HD para fazer os "ajustes" necessários, apresentando essas "lapses" em sua própria linguagem! Documentamos essas afirmações surpreendentes aqui, com todas as declarações nas caixas paineladas retiradas de uma palestra que HD proferiu, que pode ser encontrada no seguinte vídeo: www.ustream.tv/recorded/622063

Não é um guru em tempo integral

Pergunta: "Você disse que quando somos jovens devemos seguir o professor na escola primária, mas quando ficamos mais velhos, pensamos por nós mesmos. Isso é semelhante na ISKCON?"

HD:
"Uh, em certas coisas. [...] Então, em questões espirituais importantes, Prabhupada é meu mestre espiritual eterno."

HD afirma que só em "questões espirituais importantes" ele considera Srila Prabhupada seu "mestre espiritual eterno", enquanto em "certas coisas" ele 'pensa por si mesmo'. Todas as manhãs, todo devoto na ISKCON deve adorar Srila Prabhupada na cerimônia de Guru-puja com as seguintes palavras:

"Meu único desejo é ter minha consciência purificada pelas palavras que emanam de sua boca de lótus."

HD inventou um novo sistema. Ele deseja aceitar apenas as palavras que vêm da boca de lótus de Srila Prabhupada se elas se referirem ao que ele considera "questões espirituais importantes". E quem decidirá quais palavras constituem "questões espirituais importantes"? Bem, HD, é claro! O que significa que HD está basicamente decidindo quando Srila Prabhupada está falando a verdade e quando não está. O que significa que HD declarou que ele próprio é o Acharya, não Srila Prabhupada, já que ele vai julgar quais declarações de Srila Prabhupada ele precisa aceitar.

Correto apenas em alguns momentos

"Então, quando há declarações que a) se referem ao mundo material, não a coisas espirituais, e b) não são das escrituras, essas declarações são infalíveis e absolutas? Pessoalmente, eu não acredito que sejam."

HD declarou que apenas as declarações que ele decide serem "espirituais" devem ser consideradas infalíveis. Até agora, os enganadores de gurus sucessores falsos na ISKCON haviam se satisfeito apenas em usurpar a posição de Srila Prabhupada na ISKCON, mas eles pelo menos aceitavam que Srila Prabhupada era a autoridade suprema da ISKCON em todos os assuntos, e suas palavras eram absolutas. Agora, HD foi um passo além e decidiu substituir Srila Prabhupada por si mesmo como a nova autoridade suprema da ISKCON, que decidirá quais declarações de Srila Prabhupada devemos aceitar como verdadeiras e quais devemos rejeitar como falsas ou "falíveis".

Apenas "citar as escrituras" está correto

"E eu acredito que Prabhupada está falando absoluta e infalivelmente quando, de fato, ele está citando as escrituras."

Acima, HD estabelece o padrão pelo qual ele decidirá se Srila Prabhupada deve ser acreditado ou não. Cada declaração de Srila Prabhupada teria que ser uma citação das escrituras. Presumivelmente, isso exigiria, no mínimo, que alguém se torne um especialista em sânscrito, para estar familiarizado com o conteúdo de todas as escrituras. Essa tendência de tentar se tornar superior a Srila Prabhupada desejando se tornar um especialista em sânscrito não é, como acontece, algo novo. Mesmo quando Srila Prabhupada ainda estava presente fisicamente, essa questão surgiu:

"Também estou praticamente percebendo que se algum de nossos estudantes artificialmente tenta se tornar erudito ao se associar com pessoas indesejadas, ele se torna vítima, pois um pouco de aprendizado é perigoso, especialmente para os ocidentais. Estou vendo praticamente que, assim que começam a aprender um pouco de sânscrito, imediatamente sentem que se tornaram mais do que seu guru e, em seguida, a política é matar o guru e ser morto."
(Carta de Srila Prabhupada, 18 de setembro de 1976)

Havia um discípulo ocidental específico de Srila Prabhupada que também queria se tornar um especialista em sânscrito e recebeu o seguinte aviso severo:

"Você estudou a língua sânscrita por alguns anos, isso é suficiente de estudo, não há mais necessidade. Agora você lê nossos livros, não é que você tenha que estudar sânscrito a vida toda. Simplesmente leia nosso sânscrito onde quer que ele apareça em nossos livros e ensine esses slokas aos devotos, não perca tempo estudando sânscrito independentemente de nossos livros."
(Carta de Srila Prabhupada, 6 de agosto de 1972)

Muitos anos depois, após a partida de Srila Prabhupada, esse mesmo discípulo desafiou o aviso que lhe foi dado, voltou à faculdade e "perdeu tempo" estudando sânscrito independentemente dos livros de Srila Prabhupada. Essa pessoa não era ninguém menos que nosso recém-declarado Acharya, Hridayananda Das Goswami! Presumivelmente, agora ele sente que adquiriu domínio suficiente do sânscrito para permitir que ele, quando necessário, compare as palavras de Srila Prabhupada com as escrituras e, assim, decida se essas palavras devem ser consideradas verdadeiras ou não.

Srila Prabhupada
Srila Prabhupada:
O verdadeiro Acharyadeva

HDG
Hridayananda Das Goswami:
Seu site é chamado "Acharyadeva".

Srila Prabhupada define o termo da seguinte forma:
"O Acharyadeva [...] é o Jagatguru ou o Guru de todos nós. [...] Ou seja, o Acharya foi identificado com o Próprio Deus."
(Palestra de Srila Prabhupada, 1936)

Faça o seu trabalho

"Prabhupada me escreveu uma carta e disse: 'Leia meus livros e apresente-os em sua própria linguagem.' E linguagem significa cultura. Linguagem significa cultura. Além disso, Prabhupada me disse para fazer isso [...] Ele disse: 'Sim, estou apresentando a consciência de Krishna dessa maneira, e você lê meus livros e vá e faça o seu trabalho'."

HD revela ainda mais sua tendência de Acharya ao afirmar que pode reapresentar os ensinamentos de Srila Prabhupada de acordo com sua própria cultura, já que a linguagem é cultura, o que significaria que ele pode ajustar os ensinamentos de Srila Prabhupada para torná-los culturalmente apropriados. HD afirma que Srila Prabhupada lhe disse para fazer isso, mas isso é o que Srila Prabhupada realmente lhe disse para fazer:

"E vocês todos devem estudar muito minuciosamente todos os livros, para que, quando for necessário, vocês possam repetir em suas próprias palavras o significado deles."
(Carta de Srila Prabhupada a Hridayananda, 6 de janeiro de 1972)

Observe a palavra "repetir". Você só pode "repetir" algo se o significado e a mensagem não forem alterados. Apresentar exatamente a mesma coisa com suas próprias palavras claramente não é a mesma coisa que ser autorizado a "fazer o seu trabalho". Isso é ainda mais confirmado pela seguinte carta sobre pregação acadêmica, o campo exato para o qual HD afirma que precisa ser capaz de apresentar os ensinamentos em sua própria cultura (idioma) e fazer o seu "trabalho":

"Fico muito satisfeito em saber que você e sua esposa têm ministrado palestras sobre Consciência de Krishna na Universidade George Washington e houve boa resposta ao seu programa. Você simplesmente lê nossos livros e, se simplesmente reproduzir o significado do Srimad-Bhagavatam ou do Bhagavad-gita, as pessoas levarão isso muito a sério. Portanto, é claro que você deve entender o significado e reproduzi-lo em sua própria linguagem."
(Carta de Srila Prabhupada, 22 de janeiro de 1970)

Novamente, observe que apresentar algo em sua própria linguagem significa "simplesmente reproduzir". Portanto, não poderia ser mais claro. Apresentar em sua própria linguagem significa "repetir" e "simplesmente reproduzir", não sair e "fazer o seu trabalho". Apenas um Acharya sucessor tem o direito de fazer tais ajustes. Os discípulos simplesmente devem repetir e reproduzir.

Contradiz o GBC

Além disso, a ideia de HD de que apenas algumas das declarações de Srila Prabhupada podem sempre ser consideradas legítimas, com base se é ou não uma citação direta das escrituras, é rejeitada por sua suposta autoridade, o GBC. Eles endossaram integralmente tudo o que Srila Prabhupada ensinou, sem fazer discriminação entre quando ele está ou não "citando as escrituras"; e ainda consideram seus ensinamentos como tendo sido apresentados de forma apropriada para a era moderna, sem exigir ajustes devido à "linguagem/cultura" da era moderna:

"a. Srila Prabhupada é o guru siksa fundamental para todos os devotos da ISKCON porque ele compreendeu e apresentou os ensinamentos dos acaryas anteriores da sampradaya Brahma Madhva Gaudiya de forma adequada para a era moderna.

b. As instruções de Srila Prabhupada são os ensinamentos essenciais para cada devoto da ISKCON."
(Resoluções do GBC, 1994, declaração 'Fundador-Acarya')

Nem mesmo um Acharya padrão

"O Senhor Chaitanya Mahaprabhu diz que há certas histórias ilusórias nas escrituras e há comentários Vaisnavas que dizem, por exemplo, que Rahu engoliu o sol e a lua, e há Acharyas que dizem: 'Isso realmente não aconteceu. É apenas uma história'."

Tendo já nos dito que só podemos ter certeza de que Srila Prabhupada está falando corretamente quando ele cita diretamente as escrituras, HD afirma que os Acharyas na verdade nos dizem quando essas escrituras em si podem estar erradas.

1) Portanto, Srila Prabhupada só pode estar definitivamente certo quando cita as escrituras.

2) Acharyas nos dizem quando as escrituras podem não estar corretas.

3) E HD está acima de tudo, nos dizendo quem e o que está certo ou errado.

Portanto, em vez de Srila Prabhupada ser um Acharya através do qual entendemos as escrituras, que é a função que um Acharya normalmente desempenha, de acordo com HD, as declarações de Srila Prabhupada na verdade devem ser entendidas verificando as escrituras (presumivelmente por um especialista em sânscrito como HD, que especificamente foi para a faculdade para se tornar tal, em desafio direto às ordens de Srila Prabhupada).

Saber mais do que Prabhupada

"Porque, se acontecer que não seja o caso de que Prabhupada é infalível quando não está citando as escrituras, então Prabhupada está errado. [...] E é claro que eu, eu acho que obviamente você pode se meter em muitos problemas. Você pode arruinar facilmente sua vida espiritual pensando que sabe mais do que Prabhupada."

Ironicamente, depois de efetivamente afirmar que sabe mais do que Srila Prabhupada, ele conclui que tal atitude pode levar alguém a arruinar sua vida espiritual!

Conclusão

HD então revela sua agenda devastadora:

"As pessoas querem saber o que é científico. Francamente, eu quero saber o que é científico. [...] Prabhupada diz geralmente que é culpa da mulher se houver divórcio, eu realmente gostaria de saber o que a ciência social diz sobre isso. [...] Minha motivação é [...] apresentar a consciência de Krishna às pessoas educadas. [...] E sinto que tenho que ser capaz de apresentar a consciência de Krishna de uma maneira razoável para outras pessoas."

Nós documentamos continuamente como a deviação original de remover Srila Prabhupada como o Guru de sua própria sociedade levou a novas deviações em massa pela introdução de secularização, comercialização, hinduização, adoração de semideuses, pagamento de salários, etc. Portanto, a prova de que esse golpe de guru foi de fato uma grande ofensa contra Srila Prabhupada é vista pelo fato de que isso abriu as comportas para ainda mais desvios dos ensinamentos de Srila Prabhupada.

Agora estamos na última fronteira - tendo já usurpado a posição de Srila Prabhupada como Guru e depois desviado amplamente de seus ensinamentos, agora a própria autoridade de Srila Prabhupada está sendo desafiada aberta e diretamente:

"Ele nem sempre está certo, e eu sou necessário para 'fazer o meu próprio trabalho' para corrigi-lo".

Acima, HD dá a razão pela qual adotou essa postura - supostamente para satisfazer aqueles que são "educados", para tornar os ensinamentos parecerem "razoáveis" e para estar de acordo com os caprichos da "ciência" em constante mudança quando necessário. Se HD e todos aqueles que concordam com ele não têm fé em tudo o que Srila Prabhupada ensinou e se sentem incapazes de defender suas palavras, eles e seus amigos mudos enganadores de guru e GBC que estão apoiando HD por meio de seu silêncio são bem-vindos para deixar a ISKCON. O IRM é mais do que capaz de defender os ensinamentos de Srila Prabhupada, e temos estado singularmente fazendo isso o tempo todo contra todo tipo de desvios e distorções perpetradas em seu nome.


Retorne à Página Inicial da IRM

 

Por favor, cante: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna, Krishna, Hare, Hare,
Hare Rama, Hare Rama, Rama, Rama, Hare, Hare.
E seja Feliz!